De olho na hora!

terça-feira, 18 de setembro de 2012

PROJETO TRÂNSITO EXTEÑSÃO ROTARY


segue dos modelo para se trabalhar o trânsito 1º portal do professor


Ministério da Educação

Portal do Professor


Início do Conteúdo

Aprendendo "O que ? tr?nsito?" na Educa??o infantil


Autor e Co-autor(es)


AutorSELMA DA SILVA LIMA SOUSAimagem do us

GUARULHOS - SP EPG - BENEDITO VICENTE DE OLIVEIRA - EPG

Estrutura Curricular



Modalidade / Nível de Ensino



Componente Curricular



Tema


Educa??o Infantil
Movimento
Coordena??o
Educa??o Infantil
Matem?tica
Espa?o e forma
Educa??o Infantil
Movimento
Expressividade
Educa??o Infantil
Linguagem oral e escrita
Falar e escutar
Educa??o Infantil
Arte Visual
O fazer art?stico
Educa??o Infantil
Natureza e sociedade
Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

Dados da Aula


O que o aluno poderá aprender com esta aula


? Iniciar a conscientiza??o no tr?nsito desde a inf?ncia.

? Conceituar o que ? tr?nsito, a partir do conhecimento pr?vio dos alunos.

? Observar a a??o do personagem Pateta, como pedestre e como motorista, analisando as atitudes certas e erradas.

Duração das atividades


Aproximadamente 4 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno


Esta ? uma aula inicial para ser introduzido o tema tr?nsito,portanto n?o h? necessidade de outros conceitos.

Estratégias e recursos da aula


?


1? Momento: Roda de conversa



imagem fonte: http://professorarosangelarocha.blogspot.com.br/2012/03/aula-sobre-instrumentos-musicais.html
Realizar uma roda de conversa com os alunos, come?ando pelo questionamento: ? O que ? Tr?nsito??.
A partir das respostas deles, dizer que o tr?nsito n?o se resume somente a carros ou acidentes, e sim que existem o tr?nsito de pessoas, animais etc.
Mais sugest?es de questionamento:

- Quem j? andou de carro, ?nibus ou algum outro meio de transporte?

- Onde ? que encontramos um tr?nsito de carros? E de ?nibus? etc

- E o tr?nsito de pessoas? Ser? que na nossa escola tem tr?nsito?

- Voc?s j? viram um sem?foro, ou farol? Para que ele serve?

- E como devemos andar como pedestres? Pela cal?ada ou pela rua? E os carros?

?

2 ? Momento Confec??o do cartaz

Ainda em roda explicar que faremos um cartaz com o tema: " O que ? Tr?nsito?".
Espalhar desenhos de meios de transporte ( carro, moto, ?nibus, caminh?o) para que os alunos escolham o qual mais se identifica.
Realizar a pintura dos desenhos com l?pis de cor ou giz de cera.
Ap?s a pintura dos desenhos, ir para a Montagem do Cartaz

?

Desenhos dos meios de transporte retirados deste site:

lhttp://colorirdesenhosemuitobom.blogspot.com.br/2012/03/47-desenhos-de-meios-de-transportes.html

3? Momento: Montagem do Cartaz

Em um papel pardo, colar pequenas tiras de papel branco, para serem confeccionadas a faixa de pedestres, e sinalizar com um sem?foro.
Explicar para os alunos a import?ncia que esses dois ?tens t?m na nossa seguran?a.
Colar desenhos de pessoas atravessando na faixa de pedestres.
Fazer com caneta hidrocor ou tiras de papel, a faixa cont?nua ou segmentada da rua sinalizando que ? uma via de m?o dupla, na cor amarela.
Finalizando a montagem do cartaz, cada aluno ir? colar o seu carro por?m seguindo o tr?nsito, um atr?s do outro.

Fonte: fotos tiradas pela autora.

4? Momento: Desenho do Pateta no Tr?nsito

Ap?s o t?rmino da confec??o do cartaz, e tendo em vista que os alunos est?o mais familiarizados com o assunto, conversar sobre como devemos agir em meio ao tr?nsito com questionamentos do tipo:
- Devemos ser nervosos no tr?nsito?

- Devemos prestar aten??o para realizar a travessia da rua? O que devemos fazer? Sempre com um adulto, ou pode ir sozinho?

-Os carros devem sair correndo? Sempre em alta velocidade?
Sempre intervir nas respostas dos educandos, para uma melhor compreens?o, e instigando-os ao aprendizado.
Passar o desenho "Pateta no Tr?nsito", explicando a import?ncia de prestar muita aten??o nos detalhes.
Logo ap?s o t?rmino do desenho, fazer um debate oral entre as crian?as sobre como o personagem Pateta agiu, sugiro os seguintes questionamentos:

-O Pateta foi um bom pedestre? E como motorista?

- As ruas foram feitas para serem pistas de corrida para os carros?
Continuar o questionamento dependendo das respostas dos alunos, fazendo cr?ticas e coment?rios, e propondo solu??es para a maneira correta de agir.
fonte: http://www.youtube.com/watch?v=RMZ3bsrtJZ0

Recursos Complementares

Desenhos dos meios de transporte:
http://lhttp://colorirdesenhosemuitobom.blogspot.com.br/2012/03/47-desenhos-de-meios-de-transportes.html
V?deo: Pateta no Tr?nsito
http://www.youtube.com/watch?v=RMZ3bsrtJZ0
Mais informa??es
http://educacaotransitoportalprofessor.wordpress.com/

Avaliação


Observar se os alunos entenderam o significado de Tr?nsito, primeiro no cartaz, e partindo do conhecimento que tinham antes. Num segundo momento, no v?deo "Pateta no tr?nsito" pois, ap?s isso, na roda de conversa, analisar e intervir nas respostas deles sobre como o Pateta agiu, se est? correto ou n?o, e qual seria a maneira certa. Assim, teremos uma avalia??o de quais conhecimentos eles tinham antes e depois de finalizarem todas as atividades.



      O SEGUNDO PROJETO FOI REALIZADO PELA EQUIPE DA EXTENSÃO ROTARY CLUB

PROJETO TRÂNSITO
 O TRÂNSITO INTERAGINDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
atividades que serão desenvolvidades durante o projeto transito pela escola Extensão Rotary Club

Escola: Municipal  Maria Leal Feirtoza 9 Extensão Rotary Club)
 projeto transito
duração: trinta dias
coordenação pedagógica: Maria Marinalva Monteiro da Silva
Cidade: União dos Palmares  AL
 
Justificativa:
o ser humano desde os primórdios sempre tiveram a  necessidade de se locomover de um lugar para outro em busca de sobrevivência,como a busca pelos alimentos e outros.nos dias atuais com o processo da globalização  essa busca ficou cada dia mais moderna e o trânsito passou a ser um problema  de todos ,o transito envolvem todos que circula pelas ruas avenidas,  e se não bastassem cousa um grande mal ao meio ambiente poluindo, congestionando  criando situações graves no transito e em alguns casos mortes devido o a mistura entre álcool e volante,jovens  tudo misturado com outros risco como motos,carroças e  bicicletas.

Sabemos que todo isso esta relativamente relacionado ao crescimento desordenado das cidades, sem nenhuma organização dos órgão competente no que diz respeito ao aumento do fluxo de veículo em alguma cidades. 
Tendo em vista o grande papel da educação e as possibilidades de interagir com as diversas  metodologias, se apoiando nos temas transversais possibilitando ao individuo uma aprendizagem  formal participativa,responsável .A escola Maria Leal Feitoza (Extensão Rotary Club). Trabalha com projeto transito interagindo na educação infantil com o objetivo de socializar as informações  de forma lúdica.

 OBJETIVOS:
OBJETIVO GERAL
- Desenvolver no aluno da educação infantil conhecimentos básicos de regras de transito  para aplicar  no seu cotidiano.
 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Que o aluno identifique o risco de andar em alta velocidade

Reconhecer o significado das cores do semáforo; 

Observa se na sua rua tem sinais de trânsito;

 Reconhecer através de imagens o meio de transporte que tem em sua cidade;

Trabalhar para o reconhecimento das placas mais usada no deu dia dia

Garantir ao aluno a importância de ser um bom motorista e um bom pedestre;

Destacar para eles a importância do cinto de segurança;

Analisar  alguma situações no transito frente a sua escola;

Conhecer a importância dos guardas de trânsit
. PARCERIAS DO PROJETO

 Este projeto conta com a participação  da semed ( secretaria municipal de educação.) De União dos Palmares  com o apoio dos  órgãos

Departamento municipal de Trânsito;

Serão envolvidos nesse projeto todos que fazem a escola Maria Leal Feitoza (Extensão Rotary Club). 

Portanto a instituição deverá utilizar se  de vários recursos e de estratégias para o bom desempenho e desenvolvimento  das diversas abordagem a serem  trabalhadas no decorrer das atividades.

 A nossa metodologia competem as Atividades que podem ser desenvolvidas em sala ou extraclasse.

Enfatizamos que são vários as temáticas apresentadas com  projetos   que envolvem o transito na escola porém é preciso sustentarmos a ideia central dos objetivos  que a interação da aprendizagem com o lúdico por se tratar de aluno da pré escola.

 Segue um leque de atividades a serem desenvolvidas com os alunos.

Observar o trânsito da sua rua;
Observar o meio de transporte que passa no sua porta;
Produção de texto a partir das gravuras;
Confeccionar murais com os diferentes meio de transportes;
Confeccionar cartazes com sena de carros batido;
Construir semáforo;
Trabalhar faixas de seguranças;
Visitas a guardas de Trânsitos;
Entrevistas a motoqueiros, motorista, ciclista, e carroc
Atividades divididas por areia de conhecimento
linguagem Oral e escrita-,
As vogais da palavra trânsito- seus significados;
reconhecer o que diz cada placa de trânsito;
Apresentar vídeo relacionado ao tema;

Dizer nomes de transporte que eles estudaram;

Pesquisar em revista modelos de carros e tentar dizer os nomes dos mesmos.

Matemática

Contagem dos meios de transportes trabalhado;

Formas geométricas encontrado nos meio de transportes;

Cores do semáforo

Estudando arte-

Musicas;

Desenhos livres do meio de transporte preferido pelo aluno.

Confeccionar meio de transporte de garrafas pet;

Recorte e colagem de sena de ruas, avenidas ferrovias

Natureza e sociedade

As profissões que envolvem o trânsito;

Transporte marítimo começando a historia do transito;

Os carros e a poluição;

Os acidentes e os primeiros socorros

- Combustíveis fósseis e biocombustíveis.


as atividades extraclasses serão desenvolvida com o acompanhamento do professor ou responsável:
visitas ruas avenidas e outros;

Conhecer o as ruas que ficam aos redores da escola;

Visita a um semáforo;

Observar as cores dos carros que passam a frente da escola;

Cria um panfleto com dicas de trânsito seguro;

Apitos nas ruas para chama atenção dos motoristas para a leitura dos cartazes.

 

Recursos Humanos um olhar pedagógico

Todos que fizeram parte da construção deste projeto:
equipe pedagógica;

Equipe gestora;

Equipe de auxiliar  nas intervenções pedagógica;

Pessoal de apoio;

Secretaria Municipal De Educação;


Material didático a serem utilizado no decorrer das atividades:
Papel hectográfico;


Papel ofício A4 (uma resma);

Cartolinas Carmem, guache;

Papel quarenta;
tesoura;

Cola;

Lápis piloto;

Tinta a dedo, guache;

Crepom lápis de cor cera

Material para recorte e colagem; (revistas e jornais)

Durex colorido;

  Vídeo relacionado ao tema;

CDs com música relativa ao tema;

Máquina fotográfica para registra os atividades que eram ser colocada em anexos.

O processo de avaliação do  projeto atende as normas da LDB nos seu artigos

rt. 29 A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem com finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Art. 31 Na educação infantil a avaliação far – se – á mediante acompanhamento e registro de seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.




CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

MÊS DE SETEMBRO

1ª etapa

Informação sobre o tema explorar o assunto

2ª etapa

Realização das atividades prevista em sala

3ª etapa                                                                  

Construção das atividades interativas extraclasse

4ª etapa

Refletir as ações feitas pelos alunos

5ª etapa

Apresentação do painel de fotos das atividades

6ª etapa

Avaliação mediante registro como pede a LDB

OBS: Este projeto deve proporcionar ao aluno prazer em realizar as atividades, de forma lúdica e prazerosa  como pensa Piaget onde ele credita na aprendizagem a partir da interação.

 Essas atividades forão tirada da net de vários blogs!!!!!! Que deram surporte pedagógico ao projeto.

































 

Nenhum comentário:

Postar um comentário