segue dos modelo para se trabalhar o trânsito 1º portal do professor
Ministério da Educação
Portal do Professor
InÃcio do Conteúdo
Aprendendo "O que ? tr?nsito?" na Educa??o infantil
Autor e Co-autor(es)
AutorSELMA DA SILVA LIMA SOUSA

GUARULHOS - SP EPG - BENEDITO VICENTE DE OLIVEIRA - EPG
Estrutura Curricular
Modalidade / NÃvel de Ensino
|
Componente Curricular
|
Tema
|
Educa??o Infantil
|
Movimento
|
Coordena??o
|
Educa??o Infantil
|
Matem?tica
|
Espa?o e forma
|
Educa??o Infantil
|
Movimento
|
Expressividade
|
Educa??o Infantil
|
Linguagem oral e escrita
|
Falar e escutar
|
Educa??o Infantil
|
Arte Visual
|
O fazer art?stico
|
Educa??o Infantil
|
Natureza e sociedade
|
Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
|
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
? Iniciar a conscientiza??o no tr?nsito desde a inf?ncia.
? Conceituar o que ? tr?nsito, a partir do conhecimento pr?vio dos alunos.
? Observar a a??o do personagem Pateta, como pedestre e como motorista, analisando as atitudes certas e erradas.
Duração das atividades
Aproximadamente 4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Esta ? uma aula inicial para ser introduzido o tema tr?nsito,portanto n?o h? necessidade de outros conceitos.
Estratégias e recursos da aula
?
1? Momento: Roda de conversa
imagem fonte: http://professorarosangelarocha.blogspot.com.br/2012/03/aula-sobre-instrumentos-musicais.html
A partir das respostas deles, dizer que o tr?nsito n?o se resume somente a carros ou acidentes, e sim que existem o tr?nsito de pessoas, animais etc.
Mais sugest?es de questionamento:
- Quem j? andou de carro, ?nibus ou algum outro meio de transporte?
- Onde ? que encontramos um tr?nsito de carros? E de ?nibus? etc
- E o tr?nsito de pessoas? Ser? que na nossa escola tem tr?nsito?
- Voc?s j? viram um sem?foro, ou farol? Para que ele serve?
- E como devemos andar como pedestres? Pela cal?ada ou pela rua? E os carros?
?
2 ? Momento Confec??o do cartaz
Espalhar desenhos de meios de transporte ( carro, moto, ?nibus, caminh?o) para que os alunos escolham o qual mais se identifica.
Realizar a pintura dos desenhos com l?pis de cor ou giz de cera.
Ap?s a pintura dos desenhos, ir para a Montagem do Cartaz
?
Desenhos dos meios de transporte retirados deste site:
lhttp://colorirdesenhosemuitobom.blogspot.com.br/2012/03/47-desenhos-de-meios-de-transportes.html
3? Momento: Montagem do Cartaz
Explicar para os alunos a import?ncia que esses dois ?tens t?m na nossa seguran?a.
Colar desenhos de pessoas atravessando na faixa de pedestres.
Fazer com caneta hidrocor ou tiras de papel, a faixa cont?nua ou segmentada da rua sinalizando que ? uma via de m?o dupla, na cor amarela.
Finalizando a montagem do cartaz, cada aluno ir? colar o seu carro por?m seguindo o tr?nsito, um atr?s do outro.
Fonte: fotos tiradas pela autora.
4? Momento: Desenho do Pateta no Tr?nsito
- Devemos ser nervosos no tr?nsito?
- Devemos prestar aten??o para realizar a travessia da rua? O que devemos fazer? Sempre com um adulto, ou pode ir sozinho?
-Os carros devem sair correndo? Sempre em alta velocidade?
Passar o desenho "Pateta no Tr?nsito", explicando a import?ncia de prestar muita aten??o nos detalhes.
Logo ap?s o t?rmino do desenho, fazer um debate oral entre as crian?as sobre como o personagem Pateta agiu, sugiro os seguintes questionamentos:
-O Pateta foi um bom pedestre? E como motorista?
- As ruas foram feitas para serem pistas de corrida para os carros?
fonte: http://www.youtube.com/watch?v=RMZ3bsrtJZ0
Recursos Complementares
http://lhttp://colorirdesenhosemuitobom.blogspot.com.br/2012/03/47-desenhos-de-meios-de-transportes.html
http://www.youtube.com/watch?v=RMZ3bsrtJZ0
http://educacaotransitoportalprofessor.wordpress.com/
Avaliação
Observar se os alunos entenderam o significado de Tr?nsito, primeiro no cartaz, e partindo do conhecimento que tinham antes. Num segundo momento, no v?deo "Pateta no tr?nsito" pois, ap?s isso, na roda de conversa, analisar e intervir nas respostas deles sobre como o Pateta agiu, se est? correto ou n?o, e qual seria a maneira certa. Assim, teremos uma avalia??o de quais conhecimentos eles tinham antes e depois de finalizarem todas as atividades.
O SEGUNDO PROJETO FOI REALIZADO PELA EQUIPE DA EXTENSÃO ROTARY CLUB
PROJETO TRÂNSITO
O TRÂNSITO INTERAGINDO NA
EDUCAÇÃO INFANTIL
atividades que serão desenvolvidades durante o projeto transito pela escola Extensão Rotary ClubEscola: Municipal Maria Leal Feirtoza 9 Extensão Rotary Club)
projeto transito
duração: trinta dias
coordenação pedagógica: Maria Marinalva Monteiro da Silva
Cidade: União dos Palmares AL
Justificativa:
o ser humano desde os primórdios sempre tiveram a necessidade de se locomover de um lugar para outro
em busca de sobrevivência,como a busca pelos alimentos e outros.nos dias atuais
com o processo da globalização essa
busca ficou cada dia mais moderna e o trânsito passou a ser um problema de todos ,o transito envolvem todos que
circula pelas ruas avenidas, e se não
bastassem cousa um grande mal ao meio ambiente poluindo, congestionando criando situações graves no transito e em
alguns casos mortes devido o a mistura entre álcool e volante,jovens tudo misturado com outros risco como
motos,carroças e bicicletas.
Sabemos que todo isso
esta relativamente relacionado ao crescimento desordenado das cidades, sem
nenhuma organização dos órgão competente no que diz respeito ao aumento do
fluxo de veículo em alguma cidades.
Tendo em vista o grande papel da educação e as possibilidades de
interagir com as diversas metodologias,
se apoiando nos temas transversais possibilitando ao individuo uma aprendizagem
formal participativa,responsável .A
escola Maria Leal Feitoza (Extensão Rotary Club). Trabalha com projeto transito
interagindo na educação infantil com o objetivo de socializar as informações de forma lúdica.
OBJETIVOS:
OBJETIVO GERAL
- Desenvolver no aluno da educação infantil conhecimentos básicos de regras de transito para aplicar no seu cotidiano.
- Desenvolver no aluno da educação infantil conhecimentos básicos de regras de transito para aplicar no seu cotidiano.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Que o aluno identifique o risco de andar em alta velocidade
Que o aluno identifique o risco de andar em alta velocidade
Reconhecer o
significado das cores do semáforo;
Observa se na sua rua
tem sinais de trânsito;
Reconhecer através de imagens o meio de
transporte que tem em sua cidade;
Trabalhar para o
reconhecimento das placas mais usada no deu dia dia
Garantir ao aluno a
importância de ser um bom motorista e um bom pedestre;
Destacar para eles a
importância do cinto de segurança;
Analisar alguma situações no transito frente a sua
escola;
Conhecer a
importância dos guardas de trânsit
. PARCERIAS DO PROJETO
Este projeto conta com a participação da semed ( secretaria municipal de educação.) De União dos Palmares com o apoio dos órgãos
. PARCERIAS DO PROJETO
Este projeto conta com a participação da semed ( secretaria municipal de educação.) De União dos Palmares com o apoio dos órgãos
Departamento municipal
de Trânsito;
Serão envolvidos
nesse projeto todos que fazem a escola Maria Leal Feitoza (Extensão Rotary
Club).
Portanto a
instituição deverá utilizar se de vários
recursos e de estratégias para o bom desempenho e desenvolvimento das diversas abordagem a serem trabalhadas no decorrer das atividades.
A nossa metodologia competem as Atividades que
podem ser desenvolvidas em sala ou extraclasse.
Enfatizamos que são
vários as temáticas apresentadas com projetos que envolvem o transito na escola porém é
preciso sustentarmos a ideia central dos objetivos que a interação da aprendizagem com o lúdico
por se tratar de aluno da pré escola.
Segue um leque de atividades a serem
desenvolvidas com os alunos.
Observar o trânsito
da sua rua;
Observar o meio de
transporte que passa no sua porta;
Produção de texto a
partir das gravuras;
Confeccionar murais
com os diferentes meio de transportes;
Confeccionar cartazes
com sena de carros batido;
Construir semáforo;
Trabalhar faixas de seguranças;
Visitas a guardas de
Trânsitos;
Entrevistas a motoqueiros,
motorista, ciclista, e carroc
Atividades divididas
por areia de conhecimento
linguagem Oral e escrita-,
As vogais da palavra trânsito- seus significados;
reconhecer o que diz cada placa de trânsito;
linguagem Oral e escrita-,
As vogais da palavra trânsito- seus significados;
reconhecer o que diz cada placa de trânsito;
Apresentar vídeo
relacionado ao tema;
Dizer nomes de
transporte que eles estudaram;
Pesquisar em revista
modelos de carros e tentar dizer os nomes dos mesmos.
Matemática
Contagem dos meios de
transportes trabalhado;
Formas geométricas
encontrado nos meio de transportes;
Cores do semáforo
Estudando arte-
Musicas;
Desenhos livres do
meio de transporte preferido pelo aluno.
Confeccionar meio de
transporte de garrafas pet;
Recorte e colagem de
sena de ruas, avenidas ferrovias
Natureza e sociedade
As profissões que
envolvem o trânsito;
Transporte marítimo
começando a historia do transito;
Os carros e a
poluição;
Os acidentes e os
primeiros socorros
- Combustíveis
fósseis e biocombustíveis.
as atividades extraclasses serão desenvolvida com o acompanhamento do professor ou responsável:
visitas ruas avenidas e outros;
as atividades extraclasses serão desenvolvida com o acompanhamento do professor ou responsável:
visitas ruas avenidas e outros;
Conhecer o as ruas
que ficam aos redores da escola;
Visita a um semáforo;
Observar as cores dos
carros que passam a frente da escola;
Cria um panfleto com
dicas de trânsito seguro;
Apitos nas ruas para
chama atenção dos motoristas para a leitura dos cartazes.
Recursos Humanos um
olhar pedagógico
Todos que fizeram
parte da construção deste projeto:
equipe pedagógica;
equipe pedagógica;
Equipe gestora;
Equipe de
auxiliar nas intervenções pedagógica;
Pessoal de apoio;
Secretaria Municipal
De Educação;
Material didático a serem utilizado no decorrer das atividades:
Papel hectográfico;
Papel ofício A4 (uma
resma);
Cartolinas Carmem,
guache;
Papel quarenta;
tesoura;
tesoura;
Cola;
Lápis piloto;
Tinta a dedo, guache;
Crepom lápis de cor
cera
Material para recorte
e colagem; (revistas e jornais)
Durex colorido;
Vídeo
relacionado ao tema;
CDs com música
relativa ao tema;
Máquina fotográfica
para registra os atividades que eram ser colocada em anexos.
O processo de
avaliação do projeto atende as normas da
LDB nos seu artigos
rt. 29 A educação infantil, primeira etapa da
educação básica, tem com finalidade o desenvolvimento integral da criança até
os seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e
social, complementando a ação da família e da comunidade.
Art. 31 Na educação infantil a avaliação far – se –
á mediante acompanhamento e registro de seu desenvolvimento, sem o objetivo de
promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
| |
MÊS DE SETEMBRO
| |
1ª etapa
|
Informação sobre o tema explorar o
assunto
|
2ª etapa
|
Realização das atividades prevista em
sala
|
3ª etapa
|
Construção das atividades interativas
extraclasse
|
4ª etapa
|
Refletir as ações feitas pelos alunos
|
5ª etapa
|
Apresentação do painel de fotos das
atividades
|
6ª etapa
|
Avaliação mediante registro como pede
a LDB
|
OBS: Este projeto deve proporcionar
ao aluno prazer em realizar as atividades, de forma lúdica e prazerosa como pensa Piaget onde ele credita na
aprendizagem a partir da interação.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário